Nesta Semana dos Professores, Lula e Bolsonaro ainda têm muito a responder sobre educação
- Pedro Papastawridis

- 10 de out. de 2022
- 2 min de leitura
Passados 8 dias do 1º turno das Eleições 2022, o que se viu nas campanhas de Lula e Bolsonaro neste começo de 2º turno foi um misto de costuras políticas e ofensas mútuas.
E quanto ao povo brasileiro? Quando ambos os presidenciáveis começarão a dialogar com quem realmente os elege, ou seja, os cerca de 156 milhões de brasileiros aptos a votar?
Estabelecer uma boa estratégia política é importante para quem busca se eleger à Presidência da República, mas são os programas de governo bem desenhados e comunicados à sociedade que constituem o principal fator crítico de sucesso de uma eleição presidencial. Sem convencer o povo brasileiro, nenhum candidato conseguirá reduzir abstenções e rejeições do eleitorado, tampouco “virar votos”. Afinal de contas, todo o poder emana do povo e a este deve servir.
Em vista disso, e lembrando que no próximo sábado (15/10/2022) se celebra o Dia dos Professores, o Blog do Papa deixa as seguintes questões a serem respondidas por Bolsonaro e Lula, no que tange a projetos e ações que pretendem implementar no âmbito da educação. Quem for capaz de responder a estas questões e se comprometer com as soluções propostas, certamente terá reduzido a rejeição de uma parte do eleitorado que preza pelo futuro do país apoiado em bases sustentáveis:
Quais iniciativas serão desenvolvidas no âmbito da educação pública básica, com vistas a facilitar a integração e o acesso à educação superior?
Haverá a universalização do ensino em turno integral para crianças, adolescentes e jovens?
Haverá a ampliação da oferta de cursos técnicos na rede pública de ensino?
Como os candidatos pretendem lidar com a questão da evasão escolar?
Como os candidatos pretendem promover a integração entre educação, cultura e esportes nas escolas?
Haverá por parte dos candidatos incentivo ao uso do espaço escolar nos sábados, domingos e feriados?
Quais iniciativas os candidatos pretendem implementar para valorizar a carreira do magistério?
Caros leitores, nação rica e desenvolvida é nação com educação de qualidade disponível para todos. Pensem nisso e cobrem dos presidenciáveis que deixem o mimimi de lado e passem a propor iniciativas consistentes em prol da educação brasileira!
Um forte abraço a todos, sobretudo aos professores nossos de cada dia, e fiquem com Deus!





Comentários