GTA Pantanal e Amazônia: mito ou verdade?
- Pedro Papastawridis

- 15 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Num país em que o Chefe de Estado despreza mais de 130.000 mortes por Covid-19, perdoa dívidas tributárias de quase R$ 1 bilhão de igrejas, corta verbas de órgãos de proteção ambiental, cogita congelar aposentadorias e pensões até 2022, tenta emplacar uma nova CPMF no bolso do povo e trata políticas públicas de saúde, educação e cultura como uma espécie de “cruzada contra o comunismo”, não poderia faltar mais esta para o desgoverno Bolsonaro-Mourão: Amazônia e Pantanal em chamas, tal como numa versão tupiniquim do jogo GTA.
Que Bolsonaro e Mourão são incompetentes para governar o Brasil, isso já ficou mais do que evidente para os mais de 210 milhões de brasileiros durante estes quase 21 meses da atual Presidência da República. Porém, já que Bolsonaro e Mourão não ajudam em nada o Brasil, não atrapalhem quem tenta fazer alguma coisa pelo país, a começar pelo nosso meio ambiente.
Episódios como os que temos visto no Pantanal e na Amazônia, onde milhões de hectares já foram incendiados desde que o desgoverno Bolsonaro assumiu o país, só reforçam o descompromisso desse que acha que um país se resume a bala, boi e Bíblia. Enquanto protege filhos e aliados e favorece interesses de grupos políticos fisiológicos e corporativistas, dois dos principais ecossistemas do país estão em chamas, comprometendo a qualidade do ar nos arredores desses focos de incêndio, a flora, a fauna e o equilíbrio hídrico das Regiões Norte e Centro-Oeste. Não se surpreendam, por exemplo, se o próximo verão vier com temperaturas ainda mais elevadas e houver risco de racionamento de água e energia elétrica. E não adianta Bolsonaro e seus lacaios colocarem a culpa no PT ou no Leonardo DiCaprio, pois essa conta da leniência e da incompetência no trato do meio ambiente é de Jair Messias!
Enquanto isso, o país vai passando vergonha internacional. Numa breve passada de olho pelos principais jornais e telejornais de Estados Unidos e Europa, é possível ver notícias criticando a forma como a política ambiental pífia do desgoverno Bolsonaro vem contribuindo para agravar os incêndios e o desmatamento na Amazônia e no Pantanal. Nem o Itamaraty vem esboçando quaisquer movimentos diplomáticos para promover uma estratégia de contenção de danos na imagem do Brasil no exterior. E não contem com Donald Trump para ajudar o país, pois o Laranjão trata o Brasil tão somente como um pedaço de terra a ser explorado por seus negócios.
Não existe milagre, magia ou feitiçaria que combatam o descaso do Poder Público com o meio ambiente. E não pense, caro eleitor-contribuinte, que você não tem nada a ver com essa história de Amazônia e Pantanal em chamas. Muito do equilíbrio térmico e hídrico que ainda existe no Brasil depende desses dois ecossistemas. Ignorar isso só o torna refém de uma narrativa em que a culpa é sempre do PT, do comunismo e do DiCaprio, enquanto faltam água, luz e itens da cesta básica a preços acessíveis. Se prefere aprovar e apoiar esse desgoverno, fique à vontade, pois ainda vivemos num Estado Democrático de Direito. Depois, quando Bolsonaro e seus lacaios transformarem o país numa Venezuela ou num Haiti, não lamentem o que poderia ser evitado.
Um forte abraço a todos e fiquem com Deus!





Comentários