top of page

Ciclo PDCA: bom para sua empresa e melhora sua vida

  • Foto do escritor: Pedro Papastawridis
    Pedro Papastawridis
  • 7 de jul. de 2021
  • 2 min de leitura

Quando se escreve sobre Administração e Negócios, é muito comum acabarmos nos voltando para aspectos que interessam sobretudo à nossa vida profissional. No entanto, o ser humano é um só. Logo, pensar em soluções que auxiliem nosso trabalho e nossa vida pessoal ajuda não só a facilitar o nosso dia a dia, mas também a nos mantermos motivados e engajados com o que aprendemos.


Nesse âmbito, uma metodologia administrativa bem útil ao nosso cotidiano é o Ciclo PDCA, concebido no começo do século XX pelo estatístico Walter Andrew Shewhart (considerado o pai do Controle Estatístico de Processo) e disseminado por William Deming, um dos “gurus do Gerenciamento da Qualidade”.


O Ciclo PDCA (Plan-Do-Chek-Act) engloba um conjunto de atividades que visam à solução de problemas e à melhoria contínua de processos. O PDCA serve de base ao QC Story, metodologia de análise e solução de problemas desenvolvida no Japão originariamente como um procedimento para elaboração de relatórios, por meio do qual os funcionários reportavam os resultados obtidos nas ações de controle da qualidade.


Por se tratar de um ciclo contínuo, o PDCA produz uma mudança situacional que acaba se refletindo em mudanças culturais de pessoas e organizações. E isso pode ser obtido mediante a observância das seguintes etapas na resolução de um problema ou na busca de incremento continuado no desempenho de um processo:


Etapas de planejamento (Plan)

1. Identificação do problema a ser resolvido;

2. Observação do fenômeno a ser solucionado;

3. Análise de causas;

4. Definição de plano de ação;


Etapa de execução (Do)

5. Implementação do plano de ação;


Etapa de verificação (Check)

6. Verificação de resultados;


Etapas de ação corretiva (Act)

7. Padronização das ações bem-sucedidas; e

8. Conclusão do ciclo atual e início de um novo ciclo de resolução.


Com o tempo, o hábito de aplicar o Ciclo PDCA em situações pessoais e profissionais acaba se tornando algo natural e espontâneo, potencializando resultados dos mais simples aos mais complexos. E não é preciso formação acadêmica anterior para dominar essa metodologia. Basta entender, internalizar e aplicar a metodologia regularmente, que o hábito fará o “monge da qualidade". Pense nisso, aprimore-se e aprimore com o Ciclo PDCA!


Um forte abraço a todos e fiquem com Deus!

Comentários


Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.
Logomarca 1.jpg

©2020 por Pedro Papastawridis em: Blog do Papa (blogdopapa.com).

bottom of page