Qual será o segredo do sucesso e o que fazer com ele?
- Pedro Papastawridis

- 18 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Muito se fala e se vende sobre o sucesso contando a vida e os exemplos de blogueiros e youtubers com milhões de seguidores e visualizações, até chegar no dia a dia dos artistas da bola, dos palcos e da política que ostentam fortunas e bens luxuosos.
Mas será que o sucesso se resume somente a isso, a acumular coisas? Ou será que o ser humano é muito mais do que um depósito de mercadorias?
Nada contra os depósitos de mercadorias. Pelo contrário. São eles que ajudam os sistemas logísticos a balancearem os fluxos de entrada e saída de produtos. Sem um depósito, por exemplo, um supermercado teria muita dificuldade em lidar com as mercadorias que chegam em grandes volumes de uma vez só e demoram a ser vendidas nos pontos de venda. Porém, o foco deste texto não está no armazenamento de coisas dentro de um espaço físico, e sim nas virtudes que um ser humano é capaz de desenvolver dentro de si e compartilhar. E essa é uma lacuna que nenhuma fortuna consegue preencher.
Ontem (17/09/2020), ganhou destaque em veículos de comunicação especializados em economia e negócios o gesto que o fundador da Duty Free, Charles Feeney, fez. Estamos falando da doação de toda a fortuna que ele possuía, algo em torno de US$ 8 bilhões.
Para quem não conhece a Duty Free, trata-se de uma das maiores redes de free shops do mundo, com lojas espalhadas em aeroportos de diversos países. Isso já resume o quanto de dinheiro a empresa de Charles Feeney consegue movimentar anualmente, além de ser uma das marcas mais conhecidas por quem transita nos aeroportos.
Neste ponto do texto, alguns poderão pensar que o gesto de Feeney foi uma jogada de marketing, ou uma atitude de quem sabe que está no fim da vida. Todavia, ainda que olhemos para o gesto dele somente sob essas duas perspectivas, o que soa raso acerca de alguém que possui uma biografia dedicada a ações filantrópicas e à proteção dos direitos humanos, não deixa de ser louvável que alguém esteja abrindo mão de algo que conquistou com seu trabalho e talento para os negócios em benefício do próximo. Em suma, ele doou o que é dele, não concedeu auxílio emergencial com o dinheiro alheio, ou tirou dos pobres para dar aos ricos, como muitos políticos sem escrúpulos costumam fazer.
Diante do exposto acima, e retornando à questão do que significa o sucesso, a resposta é simples: ter sucesso é ser feliz cumprindo com a missão que Deus lhe deu, pois a vida é uma missão, e não uma carreira ou uma carreta abarrotada de coisas! Pensem nisso e pratiquem isso, pois coisas não preenchem o interior das pessoas, só ornamentam a superfície. O que preenche o ser são as virtudes e o que delas fazemos ao longo das nossas vidas.
Um forte abraço a todos e fiquem com Deus!





Comentários