top of page

Os drones já estão entre nós (e o progresso agradece!)

  • Foto do escritor: Pedro Papastawridis
    Pedro Papastawridis
  • 6 de jun. de 2023
  • 2 min de leitura

Quem acorda de manhã cedo e acompanha um telejornal local da capital fluminense, certamente já se deparou com diversas filmagens aéreas da orla carioca por meio de um drone. Se não, pelo menos já viu alguém empregando um desses equipamentos em gravações de eventos ao ar livre, ou em algum filme ou série do seu streaming favorito.


E por que esse equipamento se tornou tão popular nos mais diversos ramos da atividade humana?


Para começar, vale contextualizar o que é considerado um drone e sua origem. Também conhecidos como VANTs (veículos aéreos não tripulados), os drones são equipamentos operados por sistema de maneira remota. As primeiras versões desses equipamentos remontam à década de 1960 com propósitos militares, num momento em que o mundo se encontrava em estado de tensão entre Estados Unidos e URSS e o risco de perdas humanas num confronto, ainda que indireto, entre ambas as potências só crescia.


Em vista disso, o uso de equipamentos que pudessem ser manipulados de maneira remota se tornava um recurso muito interessante não só para mitigar essas perdas, mas também para diversificar os meios de ataque contra adversários. Foi aí que os VANTs começaram a ganhar terreno em diversas operações militares de ambos os lados da Guerra Fria nas décadas subsequentes.


Atualmente, os drones ainda possuem amplo uso no meio militar. A invasão em curso de territórios ucranianos pelos russos e a contraofensiva de Kiev contra os invasores de Moscou, por exemplo, vêm se utilizando desse recurso para abrir caminho para as tropas de ambos os lados do conflito, com o emprego precípuo de drones na identificação e neutralização de instalações e equipamentos militares e tropas do lado oposto. Porém, o emprego em operações militares se tornou somente mais uma aplicação dos drones nos dias atuais.


Devido ao barateamento dessa tecnologia para finalidades civis, o drone se tornou uma solução de baixo valor de investimento e baixo custo de operação para atividades agropecuárias, industriais e de comunicação e entretenimento. Na agropecuária, por exemplo, especialistas monitoram em tempo real a situação das lavouras e dos rebanhos e as condições meteorológicas, com vistas a se antecipar a ameaças que comprometam a produtividade do negócio e otimizar o uso da terra e dos insumos.


Na indústria, a filmagem aérea de instalações para o gerenciamento de processos e estoques também pode empregar os drones. Ademais, alguns desses equipamentos podem ajudar no manuseio e movimentação de materiais empregados no processo produtivo.


Nas comunicações e no entretenimento, os drones se tornaram um recurso audiovisual de uso muito frequente, ora complementando o trabalho de fotógrafos e cinegrafistas, ora sendo o protagonista da tomada de imagens.


Diante do exposto, fica evidente a importância dos drones para o progresso da economia e da vida em sociedade, apesar dos fins belicosos que esse equipamento ainda atende. Basta a humanidade usar o potencial dessa tecnologia com sabedoria e responsabilidade, que coisas boas virão em prol do progresso.


Um forte abraço a todos e fiquem com Deus!



Comentários


Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.
Logomarca 1.jpg

©2020 por Pedro Papastawridis em: Blog do Papa (blogdopapa.com).

bottom of page