Administrar bem é saber administrar-se também (sobretudo em 2020!)
- Pedro Papastawridis

- 25 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
Há cerca de 6 anos, escrevi um artigo no Portal Administradores acerca da necessidade de se administrar antes de buscar administrar o mundo. Para quem tiver interesse em pesquisar a publicação, segue o link: <https://administradores.com.br/artigos/administrar-bem-e-saber-administrar-se-tambem>.
Passados seis anos, duas Copas do Mundo, uma Olimpíada e um impeachment de presidente brasileiro, além da atual crise sanitária e econômica pela qual o Brasil vem passando, o título do artigo que publiquei em 2014 ainda se revela útil e atual. Como bem disse Mahatma Gandhi certa vez, devemos ser a mudança que queremos para o mundo. E isso envolve autoconhecimento, autocontrole e autoaprimoramento do ser.
No âmbito profissional, por exemplo, a escolha de um ofício é a forma que nós temos de contribuirmos com a sociedade em que vivemos. Afinal de contas, o ser humano é um ser social. Sendo assim, o ofício que desenvolvemos deve satisfazer as mais diversas necessidades que permeiam as relações sociais humanas. Somente assim é que cumprimos com a missão que cada indivíduo recebeu de nosso Criador ao nascer, que é a de tornar o mundo, para si próprio e para os outros, um lugar melhor para se viver hoje e sempre.
Ademais, só levamos dessa vida o que somos e fazemos, e não o que temos. Em vista disso, devemos buscar em nossas singularidades a melhor forma de fazermos a diferença com os nossos semelhantes. Simples assim!
Este texto é apenas uma singela contribuição à reflexão e ao início de uma jornada de informação e conhecimento que cabe a cada um de nós trilhar, pois como sabiamente escreveu Fernando Sabino:
"De tudo ficaram três coisas...
A certeza de que estamos começando...
A certeza de que é preciso continuar...
A certeza de que podemos ser interrompidos antes de terminar...
Façamos da interrupção um caminho novo...
Da queda, um passo de dança...
Do medo, uma escada...
Do sonho, uma ponte...
Da procura, um encontro!"
Um forte abraço a todos e fiquem com Deus!





Comentários