top of page

É momento de Copa do Mundo, mas também de cuidados com a saúde!

  • Foto do escritor: Pedro Papastawridis
    Pedro Papastawridis
  • 21 de nov. de 2022
  • 2 min de leitura

Enquanto o mundo (e especialmente o Brasil) se volta para a Copa do Mundo, cuidados com a saúde são fundamentais num momento em que a Covid-19 e a baixa cobertura vacinal para certas doenças ganham força.


Para começar, a população que ainda carece do esquema vacinal completo para a Covid-19 precisa se vacinar, a fim de minimizar os riscos de óbitos e internações por conta da doença. Com as recentes aglomerações em decorrência de feriados e das eleições e com as iminentes aglomerações de Copa do Mundo e festas de fim de ano, prevenir-se é muito melhor (e mais econômico) do que remediar.


Quanto às demais doenças que não possuem o mesmo destaque midiático atual da Covid-19, casos do sarampo, da caxumba e da meningite, existem vacinas disponíveis na rede pública de saúde, bastando a pessoa comparecer aos postos de vacinação com a carteirinha e um documento de identificação pessoal. No caso de crianças e adolescentes, a prevenção contra essas doenças é ainda mais importante, dado o processo de desenvolvimento do sistema imunológico pelo qual ambos os grupos ainda estão passando.


Por fim, não podemos ignorar as doenças transmitidas pelos mosquitos, sobretudo numa época em que as chuvas recorrentes se somam ao calor típico deste período do ano no Brasil. E essa combinação de fatores climáticos potencializa muito a propagação de mosquitos transmissores de doenças como a dengue, a zika, a chikungunya e a febre amarela. Em vista disso, é importante evitar o acúmulo de água parada e limpa em locais abertos, como caixas d’água destampadas, vasinhos de plantas, pneus e piscinas. No tocante à febre amarela, também é possível se prevenir contra a doença por meio da vacinação.


Ademais, Copa do Mundo às vésperas do verão brasileiro requer cuidados redobrados com a hidratação. Portanto, quem for para as ruas torcer por nossa seleção canarinho, não esqueça de levar uma garrafa com água. E que o Brasil retorne do Catar com o hexa na bagagem!


Um forte abraço a todos e fiquem com Deus!

Comentários


Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.
Logomarca 1.jpg

©2020 por Pedro Papastawridis em: Blog do Papa (blogdopapa.com).

bottom of page