Um olho no que ocorre no mundo e outro na vacina contra a gripe
- Pedro Papastawridis

- 10 de abr. de 2023
- 2 min de leitura
Com o Brasil voltando as atenções locais para os cem primeiros dias de Governo Lula e o restante do mundo atento às tensões entre Rússia e Ucrânia e China e Taiwan, um inimigo invisível a olho nu vem se fortalecendo com a chegada do inverno no Hemisfério Sul: o vírus da gripe.
Todavia, nós já dispomos dos recursos necessários para lidar com essa doença: a vacinação em larga escala. E é sobre isso que o Blog do Papa falará um pouco mais.
Começou nesta segunda-feira a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Segundo o Ministério da Saúde, a meta é vacinar até o final de maio pelo menos 90% do público prioritário para a imunização, estimado atualmente em 81,8 milhões de pessoas.
Entre os alvos da campanha contra a gripe, estão:
Pessoas com 60 anos ou mais;
Crianças de seis meses a cinco anos de idade;
Trabalhadores da saúde;
Professores; e
Gestantes e puérperas.
Além desses grupos, fazem parte do público prioritário a ser alcançado pela referida campanha de vacinação: povos indígenas, ribeirinhos, quilombolas, profissionais das forças de segurança e salvamento, militares, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, profissionais do sistema penitenciário, pessoas privadas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas.
Segundo a Agência Brasil, todos os segmentos prioritários serão imunizados ao mesmo tempo. Com isso, o Ministério da Saúde espera vacinar 79,5 milhões de pessoas em todo o país, distribuindo, para tanto, 80 milhões de doses.
Em caso de dúvidas e/ou esclarecimentos adicionais sobre contraindicações da vacina contra a gripe, o Blog do Papa recomenda que se procure um médico preliminarmente. Ademais, muitos dos postos de vacinação também dispõem de profissionais de saúde capacitados para orientação acerca de possíveis restrições e contraindicações da vacina. Caso não haja restrições, é vacina no braço e imunização contra a gripe em dia!
Um forte abraço a todos e fiquem com Deus!





Comentários