top of page

Hormônio do sono e os riscos de seu uso inadequado à saúde

  • Foto do escritor: Pedro Papastawridis
    Pedro Papastawridis
  • 4 de fev. de 2021
  • 2 min de leitura

É sabido que uma noite bem dormida faz toda a diferença em nosso humor e bem-estar, isso sem falar nos benefícios para o nosso sistema imunológico. Mas qual é o segredo para uma boa noite de sono?


A chave para desvendar esse mistério está num hormônio chamado melatonina. Esse hormônio é produzido naturalmente pelo nosso corpo, na glândula pineal. Essa glândula está localizada na parte posterior de nossa cabeça, logo abaixo do cérebro, e é ativada quando não há estímulos luminosos. Em vista disso, a produção de melatonina costuma ocorrer somente à noite, o que explica a sensação de sono ser mais intensa nesse período do dia.


O problema com a melatonina surge quando nosso organismo começa a administrar uma quantidade desse hormônio que não está adequada às necessidades de nosso corpo, para mais ou para menos. No caso da queda de produção da melatonina, fatores como o envelhecimento, ansiedade, o uso excessivo de computadores e celulares e a presença constante de iluminação no ambiente onde dormimos inibem a atuação da glândula pineal na produção do hormônio. Quanto ao excesso, a principal causa está no consumo indevido dessa substância, por meio de compostos à base de melatonina ou pelo uso de melatonina manipulada sem indicação médica.


Diante do exposto, o Blog do Papa recomenda que quaisquer distúrbios ligados ao sono sejam tratados com um médico. E isso se deve ao fato de que esse profissional é capacitado para diagnosticar caso a caso as causas de distúrbios dessa natureza e propor o tratamento mais adequado para cada situação. Valer-se de “soluções milagrosas” recomendadas e/ou oferecidas por pessoas sem a devida formação acadêmica e profissional, como o consumo de melatonina vendida em sites de e-commerce, é prejudicial à saúde, na medida em que é alto o risco de dosagem inadequada dessa substância em nosso organismo, além dos possíveis efeitos colaterais.


Isso posto, prevenir é melhor que remediar. E a melhor forma de induzir nosso corpo a produzir naturalmente a quantidade ideal de melatonina é promovendo uma higiene mental, o que envolve prática regular de exercícios, alimentação equilibrada e a capacidade de se desligar do mundo na hora de dormir. E não esqueça de desligar o celular e apagar as luzes. Bom sono!


Um forte abraço a todos e fiquem com Deus!

Comentários


Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.
Logomarca 1.jpg

©2020 por Pedro Papastawridis em: Blog do Papa (blogdopapa.com).

bottom of page