Disque-Denúncia e a importância desse tipo de canal para um efetivo controle social
- Pedro Papastawridis

- 6 de dez. de 2021
- 2 min de leitura
Na última sexta-feira (03/12/2021), faleceu por motivo de infarto o Senhor Zeca Borges, criador e coordenador do Disque-Denúncia, canal de denúncias muito conhecido no Estado do Rio de Janeiro por receber e encaminhar a órgãos de segurança pública denúncias dos cidadãos acerca de criminosos e organizações criminosas.
Para quem é nascido e criado no Rio de Janeiro, sabe da importância do 2253-1177, número da central telefônica por meio da qual o Disque-Denúncia recebe e encaminha os registros feitos pelos fluminenses, prezando pela garantia de anonimato e pela integridade física de quem busca o canal para denunciar. Criado em 1995, o Disque-Denúncia se trata de uma das iniciativas de controle social da Administração Pública mais bem-sucedidas do país, servindo de inspiração para serviços similares em países como Chile e Argentina. Em 26 anos de funcionamento, o 2253-1177 mais conhecido do Brasil já atendeu mais de 2,7 milhões de denúncias, tendo ajudado a prender mais de 20.000 criminosos.
O Disque-Denúncia é uma iniciativa do Instituto Movrio, uma entidade privada e sem fins lucrativos, sendo totalmente financiado por empresas através de parcerias, contribuições e convênios. Esse programa, que se soma a iniciativas de controle social como o Instituto Não Aceito Corrupção e a Associação Contas Abertas, contribui para jogar luz acerca do papel do Estado brasileiro e de suas instituições, empoderando a sociedade e dando a esta subsídios para fiscalizar e cobrar uma atuação mais eficiente, eficaz e efetiva de órgãos e entidades públicos do mais variados setores.
Diante do exposto acima, fica a gratidão do Blog do Papa às instituições supracitadas, seus colaboradores e seus respectivos programas, além de recomendar aos cidadãos que não ignorem a importância desses instrumentos de controle social, pois esses instrumentos contribuem para que todo o poder da nossa República Federativa do Brasil deva servir a seu povo.
Um forte abraço a todos e fiquem com Deus!





Comentários