Curta o verão, mas não descuide do combate à dengue!
- Pedro Papastawridis

- há 12 minutos
- 2 min de leitura
2026 começou quente e úmido em boas partes do Brasil, como era esperado nesta primeira terça parte do verão, o que tem levado as pessoas a buscarem praias, piscinas e clubes pelo país afora em busca de um refresco para o calor.
Porém, com o calor e a alta da umidade, surgem as condições propícias para a proliferação do mosquito transmissor do vírus da dengue, o mosquito Aedes aegypti, que é muito comum em áreas urbanas, de coloração preta com listras brancas nas pernas e que se reproduz em água parada e limpa.
O Blog do Papa sabe que essa conversa soa repetitiva, devido à recorrência com que o assunto é tratado nos diversos veículos de comunicação durante os verões brasileiros. Mas o risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue também é recorrente, o que demanda cuidados permanentes da população em não manter água parada e limpa em recipientes destampados, pratos de vasos de plantas, piscinas e pneus.
Além dos cuidados domésticos requeridos acima, um aliado que surgiu nos últimos anos para prevenção contra o vírus da dengue foi a vacinação. Inclusive, está prevista para a segunda quinzena deste o mês o início da vacinação em dose única de imunizante 100% nacional, desenvolvido pelo Instituto Butantan. Entretanto, essa nova vacina será introduzida de maneira gradual no Sistema Único de Saúde (SUS) e conforme as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Diante do exposto, e tendo em vista que este começo de 2026 vem apresentando uma diminuição de casos da dengue até o momento, vamos nos cuidar e cuidar dos nossos, para que o Aedes aegypti não se prolifere e, assim, acabe impulsionando a transmissão daquele vírus. Não deixem recipientes de água parada e limpa destampados, mantenham pratinhos de vasos de plantas sempre secos ou com um punhado da areia, além de acionarem as secretarias municipais de saúde sempre que identificarem a necessidade de uma ação in loco do Poder Público para combater focos de proliferação do Aedes aegypti em imóveis e terrenos com sinais de abandono.
No mais, aproveitem o que o verão tem de bom a oferecer e mantenham sempre a mente sã com o corpo são, pois administrar-se bem é administrar também! Um forte abraço a todos e fiquem com Deus!





Comentários