Ataques de hackers a sites e sistemas: o Brasil virou o Eldorado de cibercriminosos?
- Pedro Papastawridis

- 13 de dez. de 2021
- 2 min de leitura
Na última sexta-feira (10/12/2021), o aplicativo Conecte SUS e o site do Ministério da Saúde saíram do ar por conta da ação de cibercriminosos. Devido a isso, quem precisou consultar os registros de vacinação contra a Covid-19 e emitir o respectivo certificado de vacinação contra a doença ficou impossibilitado de fazê-los durante o último fim de semana.
Coincidência ou não, o certificado de vacinação emitido pelo Conecte SUS é um dos comprovantes que o cidadão pode apresentar em locais do país que vêm exigindo o chamado “passaporte da vacina”, este que vem sendo alvo de críticas da principal liderança antivacina do mundo, Jair Messias Bolsonaro, que, nas horas vagas, também exerce funções de Presidente da República Federativa do Brasil.
Também coincidentemente ou não, o ataque hacker supracitado ocorreu na véspera de o Brasil exigir de viajantes vindos do exterior o respectivo comprovante de vacinação contra a Covid-19 ou uma “quarentena” de 5 dias, somando-se à coincidência que envolveu a invasão de hackers a celulares de membros da extinta Operação Lava Jato num momento em que figuras como Gilmar Mendes, Rodrigo Maia, Davi Alcolumbre e o próprio Jair Messias estudavam formas de “estancar a sangria” da Lava Jato.
Não é de hoje que o Blog do Papa se soma a outros veículos de comunicação que vêm alertando sobre as vulnerabilidades de sistemas de empresas e administrações públicas pelo país afora e sobre o risco de nosso país se tornar um novo Eldorado de cibercriminosos. E o misto de ambiente de segurança da informação com fragilidades graves e escalada da impunidade de criminosos inseriu o Brasil de vez no mapa global de cibercriminosos. Os episódios abaixo endossam a constatação aqui exposta:
→ Nova falha do Ministério da Saúde expõe dados de 243 milhões de brasileiros na internet, diz jornal – G1, em 02/12/2020;
→ Claro, Vivo, TIM e Oi terão que explicar megavazamento à Senacon – Tecnoblog, em 16/02/2021;
→ ConecteSUS e página do Ministério da Saúde são alvo de hackers – Metrópoles, em 10/12/2021; e
→ Site ligado ao Ministério da Economia também é atacado por hackers – Correio Braziliense, em 11/12/2021.
À luz do exposto, é tempo de a sociedade brasileira redobrar as cautelas não só em relação à própria “segurança analógica”, mas sobretudo em relação à “segurança digital”, uma vez que o Estado brasileiro e suas instituições vêm se mostrando incompetentes para antever e neutralizar a contento a ação de cibercriminosos. E que as próximas eleições sejam aproveitadas pela sociedade para colocar pessoas comprometidas com a segurança plena e bem-estar de todos, e não somente com legislar em causa própria e abocanhar recursos do erário.
Um forte abraço a todos e fiquem com Deus!





Comentários