top of page

A politização da vacina e a necessidade de se vacinar contra a política

  • Foto do escritor: Pedro Papastawridis
    Pedro Papastawridis
  • 19 de out. de 2020
  • 2 min de leitura

Imaginem um esforço de cooperação mundial, no qual milhares de cientistas e pesquisadores buscam uma solução capaz de proporcionar mais saúde, bem-estar e tranquilidade para as pessoas prosseguirem com suas vidas. Esse esforço existe e ele envolve a pesquisa e o desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19, sendo o Reino Unido e a China os dois países onde as pesquisas em torno desse imunizante estão mais avançadas.

Para quem estuda os avanços das ciências da saúde ao longo da história humana, sabe o quão criteriosa, séria e cuidadosa é uma pesquisa em torno de uma vacina. Estamos falando de um esforço que envolve pessoas que estudaram e se dedicaram durante anos, instituições que emprestam reputação e credibilidade a esse esforço e o monitoramento contínuo de órgãos reguladores e organismos internacionais. Não se trata somente de misturar coisas, ou de produzir pinga no quintal de casa.

No entanto, o que temos visto em torno dos debates científicos acerca de uma vacina contra a Covid-19 é a politização de algo que envolve ciência e tecnologia. Com isso, abre-se terreno para a polarização política e mais divisão social num momento em que o mundo necessita de paz, amor e vacinação contra uma doença que continua a se propagar num ritmo preocupante e a dizimar milhares de vida diariamente.

Quem conhece a trajetória política de figuras como Donald Trump e Jair Bolsonaro, sabe que não passam de oportunistas políticos que apostam na divisão e no caos para emplacarem suas narrativas e seus projetos de poder. Como consequência desses traços comportamentais cheios de oportunismo e desprovidos de caráter, Bolsonaro, Trump e seus lacaios geram incertezas sobre tudo o que falam e praticam. E a bola da vez passou a ser a vacina contra a Covid-19.

Gostando ou não da China, hoje é a segunda maior economia mundial e um dos países referências em pesquisa, desenvolvimento e inovação em saúde. Logo, desdenhar dos esforços que os chineses vêm empreendendo para oferecer uma resposta imunológica adequada contra o coronavírus não só revela ignorância, mas também mau-caratismo de quem desdenha.


Ademais, quem semeia incertezas e desinformação sobre a importância de uma vacina que sequer está disponível ainda não deseja nada além de mal e morte para a população, pois é no caos que os canalhas e os especuladores costumam lucrar. E não nos esqueçamos de que Bolsonaro, Trump e demais demagogos têm à sua disposição o que há de melhor em termos de cuidados médicos, enquanto a quase totalidade da população governada por aqueles só possui o dever de votar e pagar impostos.

Em suma, não seja gado de políticos, falsos profetas e milicianos! Acredite nos benefícios da ciência e não desdenhe dos benefícios da vacina contra a Covid-19. Afinal de contas, vacinação é um misto de ciência e tecnologia à disposição da população, um ato de respeito pela sua saúde e um gesto em defesa do interesse coletivo, que não deve ser negligenciado e vilipendiado sob o falacioso argumento de que a liberdade individual vale mais. Numa sociedade, o mais importante é o bem-estar de todos, e não os interesses mesquinhos e cretinos de alguns.

Um forte abraço a todos e fiquem com Deus!

Comentários


Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.
Logomarca 1.jpg

©2020 por Pedro Papastawridis em: Blog do Papa (blogdopapa.com).

bottom of page